""Nós". Pronome pessoal, plural, ajuntamento. Não tem como desatar. Estamos entrelaçados na trama que é a vida. Não tem início nem fim. Se pararmos e olharmos bem ao redor é possível olhar para além do que se vê, para além de um rosto, de um defeito, de uma diferença, é possível ver e ser gente. Gente que está andando nas ruas, gente que está na praça, gente que estende a mão, gente que diz não, gente que serve café e troca uma prosa, gente como eu, você, nós. "
Trecho do texto da exposição Nós
Crescendo Sendo
Nós. Essa palavra nunca fez tanto sentido para mim nesses últimos meses, aceitar o convite de Deus, e poder estar na Escola de Design , foi sem dúvida a escolha certa . Foram 4 meses de muitos ensinamentos e convites Dele, aprendi muito mais do ensinei, fiz parte do que Deus estava fazendo na vida de cada aluno, e meu coração se enche de alegria pois é muito especial ver como Deus se move através da vida das pessoas e como se revela.
Como projeto final da Escola os alunos realizaram um exposição, que eles intitularam de: "Crescendo Sendo". Eles puderam expor os trabalhos, dentre eles fotos , cartazes, identidade visual feita para clientes da cidade e vídeos. Tudo realizados no tempo de escola, e foi prestigiado pela galera da base e convidados. Foi um tempo de celebrar, agradecer por esse tempo de aprendizado , superação e descobertas.
Ouvir , obedecer e não desistir
Finalizando o tempo teórico , a ED tem um tempo prático que não é obrigatório. Tivemos tempo de oração, Deus começou a compartilhar algumas palavras sobre o tempo, mesmo antes de saber o lugar que iriamos. Recebemos palavras que encontraríamos pessoas com sentimento de falta, que ouviríamos muitas histórias , que seriam ponte e pacificadores e que faríamos parte do que Deus já estava fazendo ali.
Deus compartilhou em um dos tempos de oração o lugar que iriamos , que foi Boa Vista/Roraima, inicialmente achei loucura e não queria ir , mas Deus foi confirmando e me convidando a fazer parte do que Ele estava fazendo ali. O que estava nos levando era entender a situação do Estado com a migração venezuelana que estava acontecendo. Chegando na cidade fomos percebendo e entendendo a situação.
A igreja que nos recebeu foi a Batista Memorial e a hospitalidade e acolhimento de todos me ensinou e constrangeu.
Deus antes de chegarmos em Boa vista nos tempos de oração falou sobre praça e sobre uma cidade chamada Cantá. Contarei em detalhes mais para frente essa história.
Nesse tempo além do projeto fotográfico, demos workshop de comunicação , fotografia, redes sociais , audiovisual , princípios de design e foi um tempo incrível de compartilhar o que Deus tem nos dado e capacitado, além de poder capacitar e inspirar outros.
Nesse tempo tivemos oportunidade ir na Rádio da cidade compartilhar sobre quem nós éramos e sobre o projeto, demos entrevista para o jornal local e vivenciamos um dia no batalhão do exército, ajudando na montagem de kits para os refugiados venezuelanos.
Portão Amarelo
Esse tempo em Roraima foi sobre ouvir, obedecer e não desisti, Deus guiou nossos passos a cada cm , compartilhou sobre as pessoas que encontraríamos, sobre o que faríamos, sobre lugares que encontraríamos as pessoas. Conhecemos pessoas e histórias incríveis , inspiramos e fomos inspirados.Uma das histórias marcantes foi do portão amarelo , pois antes de irmos para Boa Vista , recebemos em um dia de oração a palavra Cantá e descobrimos que era uma cidade a 2h de Boa Vista. Chegando lá antes de irmos rumo a essa cidade oramos e Deus falou sobre uma casa de portão amarelo e fomos com essas palavras. Chegando na cidade rodamos duas vezes de carro , e uma pessoa da equipe identificou um portão que poderia ser o que Deus havia compartilhado, descemos do carro e chamamos na porta da casa, nesse momento ficamos sem saber o que falaríamos para as pessoas daquela casa pois iam achar que éramos muito doidos rsrsrs. Nesse tempo de onde ficamos pensando o que falaríamos, um senhor se aproxima, abre o portão e sem dizer nada , faz um movimento com a mão nos convidando para entrar , nisso ele pega cadeiras , pega água e café se senta e fala: " está quente aqui hoje ", nesse momento todos surpresos começamos a conversar e conhecemos Sr Edilson e D. Leila, e junto com eles tivemos a certeza que Deus tinha marcado aquele encontro. Essa foto abaixo é do portão e dos dois, as outras imagens são de pessoas incríveis que conhecemos : Alba com seus filhos , Neia , D. Salida e Sr Roberto e D. Marlene entre outras que não coloquei as imagens aqui.
Exposição Nós
Quando Deus compartilhou que seria uma exposição fotográfica e trouxe a palavra Nós , começamos a pensar que entender que não era sobre ser venezuelano ou brasileiro , era sobre ser imagem e semelhança , sermos todos iguais e nossas histórias estarem conectadas. Fotografamos pessoas que encontramos a sua maioria em seus locais , casa, trabalho. Um desafio que tínhamos era de levantar o valor para confeccionar o material da exposição e imprimir as fotos. Escrevemos o projeto e fomos em lojas, gráficas falando um pouco de quem éramos e do nosso intuito coma exposição. Nesse processo Deus nos surpreendeu com pessoas que acreditaram no que estávamos fazendo e doaram todo material , e o material era muito melhor do que imaginávamos e entendemos que esse projeto era para além daquele tempo.
Boa Vista é um local de muitas praças , e praças foi uma das palavras que Deus nos deu, com isso, montamos a exposição em três praças de Boa vista e quando voltamos para São Paulo, fizemos também na praça de Piratininga.
Foi um tempo incrível de compartilhar sobre as histórias e experiências , e de conhecer outras pessoas e mais histórias.
Não tenho palavras que definam a alegria e gratidão do meu coração por tudo que vivi nesses últimos meses , aprendi demais com cada história e pessoa e sei que esse projeto não acabou ainda.
Vem 2019!
Que em 2019 possamos continuar a caminhada e mergulhar no novo. Quer saber mais, bater um papo, marcar um café só me procurar em Contatos.
Comments